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Estratégias Competitivas de Porter - Exemplo Prático
Foi
comprovado pela análise da Matriz Importância X Desempenho que os dois principais
concorrentes da empresa Loja de Bicicleta atuam em classes sociais diferentes.
Enquanto a Empresa X atinge as classes A, B e C, a Empresa Y foca nas classes
C, D e E. A Loja Bicicleta não tem um foco definido e
não consegue atender com eficácia nenhuma das classes sociais.
Em virtude
dessa realidade, foi elaborada uma proposta diferente com base nas Estratégias
competitivas Genéricas de Porter que será explicado a seguir:
A proposta
inicial de Porter engloba a escolha de algum alvo estratégico (Diferenciação,
Liderança em Custo ou Foco) para ter uma vantagem competitiva como foi
explicado na revisão de literatura deste projeto.
Porém, para a
Loja de Bicicleta faremos um mix dos três setores:
A proposta
foi elaborada para diversificar a estratégia e criar um esquema próprio que
englobe um pouco das três abordagens analisadas na foto acima. Como foi visto,
a falta de profissionalização da empresa que é uma das principais
características negativas de uma empresa familiar, é um dos seus principais
problemas. Portanto, segue um esquema próprio de organização:
- Diferenciação: Com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor, a empresa deverá investir na área de assistência técnica. E também, pelas inúmeras maneiras de montar uma bicicleta, investir na montagem de bicicletas baratas mais exclusivas utilizando materiais diferenciados como:
- Pneus coloridos.
- Kit com aros, freios e cubos coloridos.
- Mix de modelos de bicicletas.
- Custo: Ampliação do volume e diminuição significativa do preço de materiais base da loja, como câmara de ar aro 26 pneu básico aro 26, bicicleta básica aro 26 e relação de moto mais vendida. Essa estratégia tem como finalidade atrair novos clientes para que produtos complementares sejam oferecidos.
- Foco: Focar parcialmente em um público mais exclusivo como a população das classes A, B e C. Desenvolver uma estratégia de relacionamento comum em empresas que se relacionam com muitos clientes. Utilização de softwares para facilitar o contato, e tornar as relações um pouco menos superficiais através do uso de softwares CRM - Customer Relationship Management que proporcionam o monitoramento dos seus clientes a manutenção do foco sobre suas ações.
Fonte: www.totalqualidade.com.br