Está procurando por isso?

0

Fluxograma de Operação

Posted by Matheus Cappella on 16:57 in ,






É um gráfico que representa diversos passos ou eventos que ocorrem durante a execução de uma tarefa específica, ou durante uma série de ações. O diagrama normalmente tem início na entrada da matéria prima na fábrica e a segue em cada um dos passos do processo produtivo até tornar-se um produto acabado.

Outra característica marcante se dá através da análise do fluxo, pois melhorias irão surgir, procurando reduzir custos, desenvolvendo o processo produtivo e mostrando assim as etapas que o material é submetido.

Para auxiliar a construção do fluxograma, cinco símbolos são utilizados para um melhor entendimento. Estes são denominados como: Operação, transporte, inspeção, espera e armazenamento, como mostra a figura a seguir:

  • A operação existe quando um objeto é modificado intencionalmente numa ou mais das suas características e é a fase mais importante no processo produtivo, geralmente realizada numa máquina ou estação de trabalho.

  • O transporte se dá quando um objeto é deslocado de um lugar para o outro, exceto quando o movimento é a parte integral de uma operação ou inspeção.

  • A inspeção ocorre quando um objeto é examinado, para identificação ou comparação com um padrão de quantidade ou qualidade.

  • A espera ocorre quando a execução da próxima ação planejada não é efetuada.

  • O armazenamento ocorre quando um objeto é mantido sob controle, e a sua retirada requer uma autorização.

O fluxograma promove uma melhor compreensão das partes do processo produtivo em que algum tipo de fluxo desenvolve-se. Ainda registram estágios na passagem da informação, produtos, trabalhos ou consumidores. Ou seja, qualquer coisa que flua por meio da operação.

O propósito disso é garantir que todos os diferentes estágios do processo de fluxo estejam incluídos no processo de melhoramento, e que todos esses estágios estejam em sequencia lógica.

Registrando cada estágio do processo rapidamente aparecerão fluxos mal organizados.

Essa técnica torna mais clara as oportunidades de melhoramento,  esclarecer a mecânica interna ou a forma de trabalho de uma operação. O fluxograma destaca áreas problemas, mas não existe nenhum procedimento para lidar com um conjunto particular de circunstâncias.




Fonte: LOPES JUNIOR, Fernando José
          SOUZA, Francisco
          ALVAREZ JUNIOR, José Carlos


0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.