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Matriz Importância X Desempenho - Exemplo Prático Loja de Bicicleta - Parte 1
Posted by Matheus Cappella
on
15:23
in
Empresas familiares,
Exemplo Prático,
Matriz Importância X Desempenho,
Qualidade
Exemplo Prático e Real – Loja de Bicicleta
Uma loja de médio porte, muito tradicional na região que atua
que passa por problemas administrativos e de perda de market share.
Para a empresa Loja de Bicicleta, utilizaremos 5 parâmetros
diferentes:
Qualidade: Na empresa em questão, ter qualidade significa:
- Os produtos estarem em boas condições.
- Loja limpa e organizada.
- A decoração é adequada e atraente.
- Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos.
- Prazo de entrega rigoroso que atendam as necessidades dos clientes.
Rapidez: Na empresa em questão, ter rapidez significa:
- O tempo envolvido na transação total, desde a chegada à loja, realização das compras e retorno do consumidor a sua casa é mínimo.
- Imediata disponibilidade de bens.
- O tempo de entrega da mercadoria é mínimo.
- O tempo entre um pedido de uma bicicleta ou peça específica encaminhada pelo revendedor e sua entrega ao consumidor é mínimo.
Confiabilidade: Na empresa em questão, ter confiabilidade
significa:
- Expões horário de funcionamento.
- A produção de bens em falta é mínima.
- O tempo de fila é mínimo.
- Há disponibilidade de estacionamento.
- Entrega de mercadorias aos clientes no tempo previsto.
Flexibilidade: Na empresa em questão, ter flexibilidade
significa:
- Flexibilidade de produto/serviço – introdução de novos bens e promoções.
- Flexibilidade de composto (mix) – ampla variedade de bens estocados.
- Flexibilidade de volume – habilidade de ajustar ao número de consumidores atendidos.
- Flexibilidade de entrega – habilidade de fazer reposição de estoque (ocasionalmente) e de reprogramar viagens.
Custo: Na empresa em questão, custo significa:
- Ter preço competitivo.
- Manter um balanço das despesas de acordo com o gráfico abaixo, de modo que a empresa consiga alcançar uma despesa mínima e receita máxima sem que altere os outros fatores acima citados.
Após expor os 5 parâmetros, em primeiro momento,
analisaremos, em vias dos nossos clientes, o nível de importância que cada
cliente dá para cada um dos parâmetros.
Para essa análise, utilizaremos de 3 níveis de importância:
- Pouco importante: O parâmetro não é importante para o cliente.
- Importante: O parâmetro é necessário.
- Muito Importante: O parâmetro é fundamental.
Resultado:
Conclusão:
De acordo com o resultado acima, vimos que o parâmetro custo
ainda é um divisor de águas na empresa, porém qualidade, rapidez e
flexibilidade são bem importantes. A confiabilidade ficou com uma importância
menor. O resultado é um reflexo da clientela da empresa, por conta da mesma
atender em sua maioria, as classes mais baixas da sociedade.
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