0

Etapas do Projeto do Produto

Posted by Vitor Melo de Castro on 16:18 in




A atividade de projeto deve passar por diversas etapas:




Geração do Conceito – Começa com a idéia de um produto ou serviço, que pode ter origem em idéias dos consumidores, de concorrentes, de funcionários ou da área de P&D. Estas idéias precisam ser formalizadas (precisam ter forma, função, propósito e benefícios) para ser traduzidas num conceito. Uma técnica utilizada nesta etapa é a Engenharia Reversa (leia mais).





Triagem – Os conceitos são então triados, avaliando a sua viabilidade (indica o grau de dificuldade de adotar o conceito, avaliando o investimento em tempo, esforço e dinheiro que seria necessário), aceitabilidade (avalia o quanto este conceito está alinhado com os objetivos da empresa em termos de retorno ou benefício) e vulnerabilidade (avalia o risco que se estaria correndo em escolher determinado conceito). Estes crivos são normalmente realizados pela área de marketing, produção e finanças.

Projeto Preliminar – Tem como objetivo especificar os produtos e serviços componentes do pacote e definir os processos para gerar o pacote. Para definição dos processos são utilizadas ferramentas como os diagramas de fluxo e folhas de roteiro.
  
diagrama de fluxo 
folhas de roteiro

















Avaliação e Melhoria – Verifica se o Projeto Preliminar pode ser melhorado, em termos de facilidade de utilização e economia, antes de ir para o mercado. Técnicas que são utilizadas nestas fases são: Desdobramento daFunção Qualidade (QFD); Engenharia de Valor (VE) e Métodos de Taguchi.


Prototipagem e Projeto Final – Transforma o projeto melhorado em um protótipo que possa ser testado. Protótipos podem ser físicos ou simulações em computador.



0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.