0
Etapas do Projeto do Produto
Posted by Vitor Melo de Castro
on
16:18
in
Produtos e Serviços
A atividade de projeto deve passar por diversas etapas:
Geração do Conceito – Começa com a idéia de um produto ou
serviço, que pode ter origem em idéias dos consumidores, de concorrentes, de
funcionários ou da área de P&D. Estas idéias precisam ser formalizadas
(precisam ter forma, função, propósito e benefícios) para ser traduzidas num
conceito. Uma técnica utilizada nesta etapa é a Engenharia Reversa (leia mais).
Triagem – Os conceitos são então triados, avaliando a sua
viabilidade (indica o grau de dificuldade de adotar o conceito, avaliando o
investimento em tempo, esforço e dinheiro que seria necessário), aceitabilidade
(avalia o quanto este conceito está alinhado com os objetivos da empresa em
termos de retorno ou benefício) e vulnerabilidade (avalia o risco que se
estaria correndo em escolher determinado conceito). Estes crivos são
normalmente realizados pela área de marketing, produção e finanças.
Projeto Preliminar – Tem como objetivo especificar os produtos
e serviços componentes do pacote e definir os processos para gerar o pacote.
Para definição dos processos são utilizadas ferramentas como os diagramas de
fluxo e folhas de roteiro.
diagrama de fluxo |
Avaliação e Melhoria – Verifica se o Projeto Preliminar pode
ser melhorado, em termos de facilidade de utilização e economia, antes de ir
para o mercado. Técnicas que são utilizadas nestas fases são: Desdobramento daFunção Qualidade (QFD); Engenharia de Valor (VE) e Métodos de Taguchi.
Prototipagem e Projeto Final – Transforma o projeto
melhorado em um protótipo que possa ser testado. Protótipos podem ser físicos
ou simulações em computador.
Postar um comentário