0
Desdobramento da Função Qualidade ( QFD )
Posted by Vitor Melo de Castro
on
16:18
in
Produtos e Serviços
Seu objetivo principal é tentar assegurar que o projeto
final de um produto ou serviço realmente atende às necessidades de seus
clientes. Para utilizá-la deve-se:
1- Levantar as necessidades percebidas pelo clientes e suas
prioridades e informá-las na parte esquerda da “Casa da Qualidade”, chamada de
“quês”;
2- Pesquisar a percepção dos clientes a respeito do
desempenho do seu produto e do concorrente em relação às necessidades
levantadas nos “quês”, numa escala de 0 a 5, permitindo que se compare onde se
está melhor ou pior que a concorrência. Colocar esta avaliação na parte direita
da “Casa da Qualidade”;
3- Através de técnicas de brainstorming com a equipe,
definir como as necessidades dos clientes podem ser atendidas. Isto deve ser
informado na parte superior da “Casa da Qualidade”, chamada de “comos”;
4- Junto à equipe, definir através de parâmetros de forte,
média, fraca e nenhuma, a inter-relação entre os “quês” e “comos”. Isto é
informado na parte central da “Casa da Qualidade”;
5- Através da multiplicação dos parâmetros das
inter-relações pelos pesos dados pelos clientes nos “quês”, obtém-se a
importância relativa de cada “como” na parte inferior da “Casa da Qualidade”.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Postar um comentário