Está procurando por isso?

0

Quarteirização

Posted by Matheus Cappella on 17:34 in , ,




Terceirizar é entregar a empresas externas tarefas que antes eram executadas pela própria empresa.

Segundo Dias (1998), “Uma filosofia de gestão em que se procura direcionar toda a atenção e o conhecimento da empresa para o produto ou negócio que se constitui na sua atividade principal. Tornando-a cada vez mais consolidada no seu ramo específico, e terceirizando tudo aquilo que não contribua diretamente com a razão de ser da organização. Definindo-a também como sendo a formação de uma associação entre uma companhia principal e uma “terceira” empresa. Permitindo a delegação de atividades ou processos, que embora sejam importantes, podem ser realizados de forma mais eficiente por empresas especializadas”.

A terceirização é uma prática mais que comum hoje em dia que trás inúmeras vantagens como a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.

A evolução da terceirização ocorreu pela necessidade de administrar as empresas terceirizadas. Atualmente, grandes empresas têm inúmeras áreas e operações terceirizadas e assim, para melhor gerenciamento, contratam uma empresa para tratar e controlar as empresas terceirizadas. Esse fenômeno é chamado Quarteirização.

Segundo Dias (1998), "Quarteirização é a evolução do processo de terceirização, em que o gerenciamento dos terceiros passa para uma quarta empresa. Trata-se do gerenciamento por parte de uma empresa quarteirizadora, de todas as atividades, serviços e fornecimentos de uma empresa e que podem ser terceirizados, empregando para isto, além de sua própria equipe e banco de dados, parceiros especializados que atuam em cada um dos setores”.

Fonte: DIAS, Reinaldo. Tópicos Atuais em Administração: Quarteirização. São Paulo: Alínea,1998.
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.