0
Método 10-10-10
É um método de apoio a tomada de decisão que consiste em
analisar um problema sobre ótica de curto, médio e longo prazo. O método foi
desenvolvido por Suzy Welch (colunista
da The Oprah Magazine) que o descreve:
Todos os dias, deparamos com dilemas grandes e pequenos.
Alguns se resolvem com relativa facilidade e não trazem maiores complicações.
Muitos outros, porém, nos bloqueiam; não encontrando solução rápida e eles
podem realmente causar danos colaterais a pessoas ou projetos que nos são
caros.
Para corrigir a situação, comecei a mudar minha forma de
encarar as decisões. Adotei uma atitude proativa. Em primeiro lugar, eu definia
a pergunta a responder: Depois, examinava todas as opções possíveis, não apenas
as mais evidentes ou as mais convenientes. Em seguida, pensava em quais seriam
as consequências de cada uma das opções em 10 minutos, 10 meses e 10 anos.
(Obviamente, estes “10” são um parâmetro geral para representar o momento
imediato, futuro previsível e o longo prazo). Com esses dados, eu revia meus
valores autênticos, isto é, minhas prioridades e objetivos. A partir dessa
análise, emergia a solução 10-10-10.
Depois que passei a analisar dessa maneira os vários
conflitos entre trabalho e vida particular que surgem aos 30, 40, e 50 anos,
notei uma mudança profunda. Minhas decisões tornaram-se transparentes e
coerentes. Expliquei o método a meus amigos e colegas, e a moda se espalhou de
forma contagiante, diante de sua eficácia. Era uma análise simples e profunda
ao mesmo tempo, diziam-me, e eles se sentiram mais próximos da vida reflexiva e
regida pelos valores que todos buscavam.
Fonte: HSM Management, novembro-dezembro 2009, Colunista
convidada Suzy Welch
Postar um comentário