Está procurando por isso?

2

Problemas mais comuns ao iniciar um negócio

Posted by Matheus Cappella on 20:04 in

Vários são os problemas que empresários enfrentam quando vão abrir um negócio. Eles variam desde motivação pessoal, família, sócios, fluxos de caixa, fornecedores e impostos. Todavia, listaremos os mais comuns a serem estudados:
  • Processos de licença e outras aprovações governamentais: Freqüentemente, o empresário não detém todas as informações das regras e regulamentos que estes processos acarretam e, muita das vezes, os atrasos são inevitáveis e desencadeiam em perdas desnecessárias.
  • Carga tributária: Os impostos causam grandes problemas para empresas e para os próprios empresários, tanto por evitar quanto por não pagar o imposto, mais por ignorância do que esperteza. Além disso, as altas taxas de impostos estão levando microempresários para economia informal, por não suportarem tanta carga tributária.

  • Formação de preço: Muitos empresários, por falta de informação, acham esse tópico de baixa relevância e marcam o preço de seus produtos e serviços de qualquer jeito. Muitos são os fatores que devem ser estudados e levados em conta para a formação do preço como imposto, estocagem, exclusividade, concorrência, dentre outros. Formação de preço não é um assunto de mera contabilidade, exige planejamento estratégico. Este tópico será estudado mais profundamente em uma postagem exclusiva para este assunto.
  • Fluxo de caixa negativo e Falta de financiamento: este é um dos motivos de fracasso de muitos empresários. Muitos deles não têm consciência da importância de trabalhar no “verde”, ou seja, com fluxo de caixa positivo e com capital de giro, e acabam descapitalizados. E freqüentemente tem suas empresas fechadas.
  • Situações familiares:Muitas das vezes, situações familiares desencorajam empreendedores a não gastar longas horas de trabalho que o negócio exige, além de fazer com que empresários arrisquem pouco por preocupação com o futuro da família.

  • Marketing: Empresários teimam em se interessar mais pelo desenvolvimento do produto do que pelo marketing. Estes cometem o grave erro de considerar o marketing um tópico de baixa relevância e acabam perdendo dinheiro com isso.

  • Organização e controle administrativo: Problemas administrativos passam quase em sua totalidade, por falta de organização. Quando o assunto é o escritório do empresário, tudo deve ser detalhadamente organizado e arquivado, para que se mantenha registros eficientes com o fim de poder planejar com base de dados.
  • Contratação, treinamento: Contratar é achar alguém ideal para posição disponível, priorizando a capacidade da pessoa de executar as tarefas cabíveis para a função desejada. E para isso, a empresa deve ter, pelo menos, o mínimo de organização para criar um padrão adequado para entrevistar e contratar a pessoa certa. Além disso, treinar e saber delegar funções para o colaborador é essencial.
  • Sócios: Não aposte em alguém que tenha as mesmas qualidades que você, uma boa dupla ganha força com qualificações complementares. Seja frio na hora de escolher seu sócio e não entre em sociedade com alguém que não coloque dinheiro ou algo de valor na parceria.

2 Comments

Marcos Filipe (toinho) says:

Fala Vitor e Matheus! Descobri o cafe com empreendedor no facebook e fui dar uma conferida. Parabéns pela iniciativa de vocês com um conteúdo objetivo e "despojado".
Sobre o post, um dos problemas costumeiros para quem está iniciando é confundir o caixa da empresa e as contas pessoais.

Desde quando existe o blog?

Abração


Fala Toinho, obrigado cara. Estamos nos"divertindo" com essa ideia de ter o blog com assunto que nos interessa. Acompanho seu blog também, aquelas questoes resolvidas me ajudaram a tirar algumas duvidas.
Mais tem pouco tempo que estamos postando, menos de 4 meses.
Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.