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Problemas mais comuns ao iniciar um negócio
Posted by Matheus Cappella
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20:04
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Começando um Negócio
Vários são os problemas que empresários enfrentam quando vão abrir um negócio. Eles variam desde motivação pessoal, família, sócios, fluxos de caixa, fornecedores e impostos. Todavia, listaremos os mais comuns a serem estudados:
- Processos de licença e outras aprovações governamentais: Freqüentemente, o empresário não detém todas as informações das regras e regulamentos que estes processos acarretam e, muita das vezes, os atrasos são inevitáveis e desencadeiam em perdas desnecessárias.
- Carga tributária: Os impostos causam grandes problemas para empresas e para os próprios empresários, tanto por evitar quanto por não pagar o imposto, mais por ignorância do que esperteza. Além disso, as altas taxas de impostos estão levando microempresários para economia informal, por não suportarem tanta carga tributária.
- Formação de preço: Muitos empresários, por falta de informação, acham esse tópico de baixa relevância e marcam o preço de seus produtos e serviços de qualquer jeito. Muitos são os fatores que devem ser estudados e levados em conta para a formação do preço como imposto, estocagem, exclusividade, concorrência, dentre outros. Formação de preço não é um assunto de mera contabilidade, exige planejamento estratégico. Este tópico será estudado mais profundamente em uma postagem exclusiva para este assunto.
- Fluxo de caixa negativo e Falta de financiamento: este é um dos motivos de fracasso de muitos empresários. Muitos deles não têm consciência da importância de trabalhar no “verde”, ou seja, com fluxo de caixa positivo e com capital de giro, e acabam descapitalizados. E freqüentemente tem suas empresas fechadas.
- Situações familiares:Muitas das vezes, situações familiares desencorajam empreendedores a não gastar longas horas de trabalho que o negócio exige, além de fazer com que empresários arrisquem pouco por preocupação com o futuro da família.
- Marketing: Empresários teimam em se interessar mais pelo desenvolvimento do produto do que pelo marketing. Estes cometem o grave erro de considerar o marketing um tópico de baixa relevância e acabam perdendo dinheiro com isso.
- Organização e controle administrativo: Problemas administrativos passam quase em sua totalidade, por falta de organização. Quando o assunto é o escritório do empresário, tudo deve ser detalhadamente organizado e arquivado, para que se mantenha registros eficientes com o fim de poder planejar com base de dados.
- Contratação, treinamento: Contratar é achar alguém ideal para posição disponível, priorizando a capacidade da pessoa de executar as tarefas cabíveis para a função desejada. E para isso, a empresa deve ter, pelo menos, o mínimo de organização para criar um padrão adequado para entrevistar e contratar a pessoa certa. Além disso, treinar e saber delegar funções para o colaborador é essencial.
- Sócios: Não aposte em alguém que tenha as mesmas qualidades que você, uma boa dupla ganha força com qualificações complementares. Seja frio na hora de escolher seu sócio e não entre em sociedade com alguém que não coloque dinheiro ou algo de valor na parceria.