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Produtividade na Rotina de Trabalho

Posted by Matheus Cappella on 18:02 in , ,




     Pontos importantes a serem considerados em uma rotina de trabalho. Os pontos aqui relatados foram estudados em empresas de Engenharia Civil, porém, o Café acredita que podem ser aplicados em qualquer empresa.

    Vale lembrar que os dados estudados foram em um turno de 40 horas semanais, 8 horas por dia.

  1. O trabalhador é mais produtivo na terça feira do que em qualquer outro dia da semana. Projetos devem ser modelados de forma à deixar atividades mais complexas para as terças feiras;
  2. A hora mais produtiva do dia de um trabalhador é em torno de 10:00 am às 10:30 am. É importante que trabalhos e decisões importantes sejam tomadas neste período em um dia de trabalho;
  3. Um trabalhador é mais produtivo em um dia de trabalho se forem estipulados intervalos (break time) de 10% à 15% de sua jornada de trabalho. Uma pequena parada pela manhã, o horário de almoço e outra pequena parada durante à tarde;
  4. Se um colaborador trabalha com atividade de repetição, ele terá uma significante perda de produtividade após 60 ou 70 minutos de trabalho repetitivo. É importante que haja variação das atividades envolvidas à um trabalhador;
  5. O horário menos produtivo de um trabalhador é um pouco antes do horário de sua saída. Também é verificado um decréscimo de sua produtividade logo após o almoço. Ou seja, este horário deve ser usado para elaboração de atividades mecânicas, sem necessidade de raciocínio ou grande responsabilidade;
  6. Após terça feira, a produtividade do trabalhador diminui conforme a semana passa e, a sexta feira é comumente o dia menos produtivo da semana;
  7. Quando um trabalhador aprende como fazer determinada atividade, ele melhora seu desempenho exponencialmente até chegar no ponto de saturação. Contudo, se após chegar neste ponto, o trabalhador continuar executando essas atividades mais e mais vezes, o tédio vai ficar evidente, e o trabalhador desmotivado;
  8. Normalmente, um maior desempenho é alcançado quando um colaborador trabalha 8 horas por dia, de segunda à sexta (40 horas semanais);
  9. Um trabalho de 6 dias na semana/8 horas por dia é mais produtivo que um trabalho de 5 dias na semana/10 horas por dia. Portanto, se um projeto deve ser acelerado, é melhor trabalhar mais um dia na semana do que trabalhar 5 dias, com hora extra;
  10. A produtividade de colaboradores que trabalham e horários alternativos (à noite ou de madrugada) é, normalmente, menor do que colaboradores que trabalham em horário usual (8:00 às 17:00);
  11. O efeito da hora extra é adverso se o colaborador trabalha este tempo extra por um longo período de tempo;
  12. Um colaborador que trabalha 10 horas ao dia, por 4 dias seguidos é menos produtivo que um que trabalha 8 horas ao dia, por 5 dias seguidos;
  13. A maioria dos acidentes de trabalho ocorre em um período improdutivo de trabalho. Ou seja, um trabalho produtivo é um trabalho seguro;
  14. Um novo colaborador (com menos de 1 ano de trabalho) tem mais chance de se acidentar em um trabalho do que um que trabalha há mais tempo;
  15. Na construção, um colaborador que prefere trabalhar sozinho tem mais chance de se envolver em acidente do que outro que trabalha em grupo.
Vocês concordam com o que foi dito?


Fonte: Postagem baseada no livro: Construction Productivity: Measurement And Improvement. 



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