Está procurando por isso?

0

Tipos de Fluxograma

Posted by Matheus Cappella on 19:58 in





Fluxograma vertical: é destinado à representação de rotinas simples, com um limite aproximado de 30 passos e retrata o processamento analítico do fluxo de trabalho dentro de uma unidade administrativa ou de um centro de produção, constituindo em instrumento limitado para trabalho técnico, tendo em vista a possibilidade de utilizar formulário padronizado.
Possui duas vantagens:
utilizando de formulários padronizados, permite a manipulação por funcionários de modesta formação técnica.
permite o aumento da velocidade de preenchimento, pois os símbolos já se acham impressos, diminuindo a taxa de omissões e erros. O fluxograma vertical não é adequado às grandes rotinas com numerosos passos, pois seu tamanho é limitado.

Fluxograma horizontal: neste tipo de fluxograma a rotina desenvolve-se à semelhança de uma progressão da esquerda para direita. Os símbolos são desenhados dentro das respectivas faixas destinadas a cada agente de execução, à medida que caracteriza as fases ou passos da rotina de trabalho que esta sendo analisado, de modo que fique clara a visualização do fluxo do trabalho. É dotado de grande flexibilidade permitindo representar a separação ou ligação de diversos fluxos, assim como usar outros símbolos que facilitam a visualização de passos típicos do tipo do trabalho. Optamos por este tipo de fluxograma quando são poucos os agentes de execução e cabe a cada um deles numerosas fases ou passos na rotina. Além da vantagem de poder ser emendado, formando uma sanfona, pode reproduzir as rotinas mais extensas.

Fluxograma diagonal: a seqüência do trabalho caminha da esquerda para a direita e de cima para baixo, sendo que os símbolos que identificam as fases da rotina devem ser desenhados dentro dos respectivos quadros, possibilitando representar de forma simples o fluxo. Assim com o fluxograma vertical, é bastante conhecido e utilizado, diferindo deste por não ter símbolos impressos e exigindo uma maior qualificação técnica para sua elaboração, utilizando de réguas especiais que possuem o gabarito dos símbolos.

Fluxograma pictorial: neste tipo de fluxograma os símbolos e as convenções usuais nos fluxogramas verticais e horizontais, dão lugar a representações gráficas sugestivas, alusivas à idéia que se quer expor e obedecendo a seqüência exata do fluxo. É de grande valor estético e promocional, não sendo utilizado em trabalhos essencialmente técnicos, destinado a informar uma clientela que não sabe interpretar símbolos e convenções técnicas, mas que se sensibiliza e se motiva diante dos desenhos pictóricos sugestivos. Destinam-se aos leigos em organização, funcionários, operários, fornecedores e consumidores, que passa a compreender os aspectos principais de determinada rotina. As figuras representativas devem ser modernas, dinâmicas e ajustadas ao espírito da época.


Fonte: 
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, Organização e Métodos: Uma

Abordagem gerencial.
www.ftm.edu.br

0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.