0
Nível de Serviço no Gerenciamento do Estoque
Posted by Vitor Melo de Castro
on
16:22
in
Logística
O gerenciamento de estoque tem como objetivo principal garantir que o produto esteja disponível no momento e nas quantidade requisitadas. Uma maior disponibilidade do produto requer maiores custos de estoque, graças às incertezas existentes no ciclo do pedido e na demanda.
Os custos com
o Nível de Serviço não podem resultar em prejuízo para a organização. Deve-se
encontrar um equilíbrio saudável, entre ambos. Existem preocupações na relação
custo x nível de serviço a serem adotadas pelo gestor. As principais são:
- As necessidades de serviço dos clientes devem ser
satisfeitas dentro de limites negociáveis de custo, na visão do atual enfoque
integrado da administração logística (custo benefício do serviço x lucro
gerado);
- Quando o nível de serviço já se encontrar em patamares elevados, suas melhorias são mais caras e devem ser analisadas, quanto a serem ou não implementadas
Trade-off Custo x Nível de Serviço
O principal dilema enfrentado no dia a dia das empresas, no que
tange a administração de estoque, refere-se a possibilidade de reduzir custos
sem afetar os níveis de serviços praticados. Nesse sentido, o gestor precisa
balancear o estoque de modo a ponderar esses agentes mediante os fatores
externos como natureza do negócio, grau de exigência dos clientes e complexidade
da cadeia de suprimentos.
Ballou complementa a ideia propondo a existência de um
nível de serviço ótimo que maximiza a função do lucro constituído pela receita
menos o custo logístico da operação, como pode ser visto no gráfico abaixo.
Postar um comentário