0

Nível de Serviço no Gerenciamento do Estoque

Posted by Vitor Melo de Castro on 16:22 in



         O gerenciamento de estoque tem como objetivo principal garantir que o produto esteja disponível no momento e nas quantidade requisitadas. Uma maior disponibilidade do produto requer maiores custos de estoque, graças às incertezas existentes no ciclo do pedido e na demanda.

         Os custos com o Nível de Serviço não podem resultar em prejuízo para a organização. Deve-se encontrar um equilíbrio saudável, entre ambos. Existem preocupações na relação custo x nível de serviço a serem adotadas pelo gestor. As principais são:
  • As necessidades de serviço dos clientes devem ser satisfeitas dentro de limites negociáveis de custo, na visão do atual enfoque integrado da administração logística (custo benefício do serviço x lucro gerado);
  • Quando o nível de serviço já se encontrar em patamares elevados, suas melhorias são mais caras e devem ser analisadas, quanto a serem ou não implementadas

Trade-off Custo x Nível de Serviço

     O principal dilema enfrentado no dia a dia das empresas, no que tange a administração de estoque, refere-se a possibilidade de reduzir custos sem afetar os níveis de serviços praticados. Nesse sentido, o gestor precisa balancear o estoque de modo a ponderar esses agentes mediante os fatores externos como natureza do negócio, grau de exigência dos clientes e complexidade da cadeia de suprimentos.

    Ballou complementa a ideia propondo a existência de um nível de serviço ótimo que maximiza a função do lucro constituído pela receita menos o custo logístico da operação, como pode ser visto no gráfico abaixo.






0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.