0
Como Lidar com a Concorrência
Posted by Matheus Cappella
on
21:37
in
Concorrência,
Empresas familiares,
Pequenas e Médias empresas
IDENTIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES
Pode parecer simples para uma empresa a tarefa de
identificar seus concorrentes. A Coca Cola sabe que a Pepsi Cola é sua
principal concorrente. Mas a faixa de concorrentes reais e potenciais de uma
empresa é na verdade bem mais ampla. Uma empresa esta mais propensa a ser
atingida por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já
existentes.
Nos últimos anos, muitas empresas não perceberam que seus
concorrentes mais temíveis estão na internet. Por exemplo, há poucos anos, as
redes de livrarias estavam competindo para ver quem construiria o maior número
de megalojas, onde os leitores pudessem se sentar em confortáveis poltronas e
saborear um cappuccino. Entretanto, enquanto sólidas redes de livrarias
decidiam quais produtos estocar em seus cafés, Jeffrey Bezos estava construindo
um império on line chamado Amazon.com.
A miopia em relação aos concorrentes pode levar a um enfoque
nos concorrentes atuais em vez de nos potenciais, pode ter como resultado o fim
de algumas empresas.
CONCEITO SETORIAL DA CONCORRÊNCIA
Setor é um grupo de empresas que oferecem um produto ou
uma categoria de produtos que são substituídos próximos uns dos outros.
Os setores são classificados de acordo com a quantidade de
empresas vendedoras; os níveis de diferenciação do produto; a presença ou não
de barreiras à entrada, à modalidade e à saída; as estruturas de custo; o grau
de interação vertical, e o grau de globalização.
Quantidade de empresas vendedoras e nível de diferenciação: o ponto de partida para descrever um setor é especificar a
quantidade de empresas vendedoras que atuam nele e definir se o produto é
homogêneo ou altamente diferenciado. Essas características dão origem a quatro
tipos de estrutura setorial:
Monopólio puro: somente uma empresa fornece um certo produto
ou serviço em determinado país ou região.
Oligopólio: uma pequena quantidade de (geralmente) grandes
empresas que fabricam produtos que variam de altamente diferenciados a
padronizados.
Concorrência Monopolista: muitos concorrentes são capazes de
diferenciar suas ofertas no todo ou em
parte (restaurantes, lojas de produto de
beleza). Os concorrentes enfocam os segmentos do mercado em que podem atender
às necessidades dos clientes de modo superior e impor um preço premium.
Concorrência pura: muitos concorrentes oferecem o mesmo
produto e serviço (mercado de ações, mercado de commodities). Uma vez que não
há uma base para diferenciação os preços dos concorrentes são praticamente os
mesmos.
Barreiras à entrada, à mobilidade e à saída
Os setores diferem em grande parte no que diz respeito à
facilidade de entrar nele. É fácil abrir um novo restaurante, porém é difícil
ingressar no setor aeronáutico. Entre as principais barreiras à entrada estão a
necessidade de muito capital; economias de escala; exigências de patentes e
licenciamento; escassez de locais, matérias primas ou distribuidores, e
exigências de reputação. Até mesmo depois que uma empresa ingressa em um setor,
ela pode enfrentar as barreiras à mobilidade, quando tentar penetrar em
segmentos de mercados mais atraentes.
As empresas freqüentemente se deparam com barreiras à saída,
como obrigações legais ou morais perante os clientes, credores e funcionários;
restrições governamentais; baixo valor de patrimônio recuperável devido à
superespecialização ou obsolescência; falta de oportunidades alternativas;
integração vertical elevada, e barreiras emocionais.
Fonte: Ebah
Postar um comentário