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Matriz GUTFI e Diagrama de Causa e Efeito - Exemplo Prático - Loja de Bicicleta







O Problema:

O problema identificado na empresa foi a constante perda de Marketshare, isto é, ano após ano, a empresa “Loja de Bicicleta“ perde influência na região que atua por quase 4 décadas.
 
Análise Crítica:

Para chegar a possíveis soluções do problema, foram levantadas junto aos responsáveis na empresa, possíveis disfunções (causas) que poderiam estar relacionadas ao problema estudado. São elas: Conservadorismo da gestão, sem venda comissionada, setor financeiro desorganizado, aumento da concorrência e falta de planejamento de compra, venda e promoção.

A partir de então foi utilizada uma ferramenta de priorização chamada GUTFI, a qual possibilita transformar dados qualitativos em quantitativos para se chegar ao problema principal (GILSON, 2003).

A pontuação da referida matriz é explicada no post: Clique aqui



O problema selecionado foi Sem venda comissionada.

De posse do problema prioritário em mãos, foi feito um Diagrama de Causa e Efeito para se chegar as principais causas da falta de peças.


Esse diagrama é um quadro composto de linhas de símbolos projetados para representar uma relação significativa entre um efeito e suas causas, sendo desenvolvido por Kaoru Ishikawa, em 1958 (GILSON, 2003).


Para saber mais sobre o Diagrama de Causa e Efeito: Clique aqui



Para baixar a análise completa: Clique aqui



Fonte: LIMA, Gilson


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