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Matriz GUTFI e Diagrama de Causa e Efeito - Exemplo Prático - Loja de Bicicleta
Posted by Matheus Cappella
on
20:04
in
Diagrama de Causa e Efeito,
Exemplo Prático,
Ferramentas da Qualidade,
Matriz GUTFI
O Problema:
O problema identificado na empresa foi a constante perda de Marketshare,
isto é, ano após ano, a empresa “Loja de Bicicleta“ perde influência na região
que atua por quase 4 décadas.
Análise Crítica:
Para chegar a possíveis soluções do problema, foram
levantadas junto aos responsáveis na empresa, possíveis disfunções (causas) que
poderiam estar relacionadas ao problema estudado. São elas: Conservadorismo da
gestão, sem venda comissionada, setor financeiro desorganizado, aumento da concorrência
e falta de planejamento de compra, venda e promoção.
A partir de então foi utilizada uma ferramenta de
priorização chamada GUTFI, a qual possibilita transformar dados qualitativos em
quantitativos para se chegar ao problema principal (GILSON, 2003).
A pontuação
da referida matriz é explicada no post: Clique aqui
O problema selecionado foi Sem venda comissionada.
De posse do problema prioritário em mãos, foi feito um
Diagrama de Causa e Efeito para se chegar as principais causas da falta de
peças.
Esse diagrama é um quadro composto de linhas de
símbolos projetados para representar uma relação significativa entre um efeito
e suas causas, sendo desenvolvido por Kaoru Ishikawa, em 1958 (GILSON, 2003).
Para saber mais sobre o Diagrama de Causa e Efeito: Clique aqui
Para baixar a análise completa: Clique aqui
Fonte: LIMA, Gilson
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