Está procurando por isso?

0

ISO26000, Por que foi Criada?

Posted by Matheus Cappella on 16:51 in ,





As normas ISO são basicamente normas de padronização, ou seja, dependendo do objeto, ou material fabricado, as fábricas normatizadas com ISO, detêm garantia de que cada material fabricado seguirá os mesmos padrões de qualidade, estética e robustez.

Um pouco diferente, porém inovador é a ISO26000, que é a norma da responsabilidade social. Diferente das outras normas, a ISO26000 é a única que não trabalha com certificação. O processo de criação da ISO26000 foi muito complexo, e demandando stakeholders de vários cantos do mundo, que juntos, discutiram como essa norma ia ser criada. Vários impasses ocorreram no processo de elaboração desta norma, por isso, os stakeholders decidiram não certificar, por enquanto. Porém, isso não significa que ela não será certificada no futuro, é tudo uma questão de tempo e ajustes para que essa norma ganhe ainda mais vida.


Se seguirmos uma linha lógica neste meio de certificação, veremos que a ISO26000(responsabilidade social) é extremamente válida, principalmente no cenário atual que preza a sustentabilidade como um assunto de extrema importância no mundo. A ISO9000 cuida de processos, a ISO14000 de meio ambiente, portando, o último aspecto não estudado, só poderia falar de responsabilidade social.

 As novas tendências econômicas mundiais prezam muito aspectos relativos à sustentabilidade, englobando problemas sociais e ambientais. Diferente do sistema antigo que priorizava prazo, preço e lucro.

O Exemplo mais famoso, que mostra a importância desse novo sistema, é o da Nike, que teve queda de 30% de suas vendas por utilizar trabalho escravo em sua cadeia de produção. 


0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.