Está procurando por isso?

0

Produção Global e o Gráfico de Gantt






Produção Global:              
É onde se faz a comparação entre as quantidades completadas de produtos ou serviços com as planejadas no Plano Mestre de Produção. O método em geral utilizado é o Gráfico de Gantt que nada mais é do que um cronograma onde são assinaladas, simultaneamente, a programação, a produção e comparação gráfica entre as duas.

Para que serve o Gráfico de Gantt?

A função do Gráfico de Gantt é, de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos.

Qual o melhor software para elaboração do Gráfico de Gantt?


Atualmente, o software mais popular para a elaboração do Gráfico de Gantt é o Microsoft Project. Muitas empresas utilizam essa ferramenta, que permite a realização de outras atividades extras, tais como estabelecimento de caminho crítico, equipe, cálculo de necessidades, dentre outras funções de controle e acompanhamento.



O Gráfico de Gantt não é perfeito. Um dos problemas dos Gráficos de Gantt é a dificuldade de mantê-los atualizados. Essa necessidade de freqüente atualização surge dos desvios na produção e nas modificações na prioridade dos itens programados. O manuseio dessa forma pode se tornar incômodo, pois o não cumprimento de parte do programa força a reformulação de toda a programação inicial.

Em termos de vantagens o Gráfico de Gantt revela, com antecedência, dificuldades que o programa irá encontrar no seu cumprimento. Com uma simples olhada se tem uma idéia da situação. Outra vantagem é a revelação imediata dos desvios, desde que os relatórios de produção sejam recebidos e registrados em seguida, à medida que chegam.



Fonte: Aula de Planejamento e Controle da Produção, Professor Quelhas, Universidade Federal Fluminense-UFF, campus Niterói.

0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.