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5 indicadores para gestão do estoque de seu pequeno negócio
Muitos pensam que boa parte da energia de gestão de uma loja
está nas vendas e acabam se esquecendo de algo fundamental que é a
administração do estoque. Mas de que forma analisar o estoque e saber ajustar
os pedidos e ao mesmo tempo melhorar o faturamento sem impactar no fluxo de
caixa?
Não existe uma formula mágica, mas o acompanhamento de
alguns indicadores é fundamental para tomadas de decisão. Tenho usado
principalmente os seguintes indicadores:
Pedidos - Mantenha a carteira atualizada de pedidos – O
produto certo na hora certa. Ninguém quer “pão velho”!
Pedidos Cancelados – Produtos podem ter problemas de
produção e deixarem de ser produzidos. Eles podem impactar no resultado de sua
loja.
Status de Entrega – Muitas vezes você está longe de seu
fornecedor e você depende da ação de uma transportadora. Fazer follow-up das
atividades desta transportadora é fundamental.
Estoque - Números de modelos que está trabalhando, quantos
SKU têm em estoque e volume de produtos.
Vendas - Vendas por modelos, relação de peças por
atendimento e relação de venda por categoria.
Ao utilizar estes dados pode ser feita uma análise que
avalie:
Estoque Médio
Cobertura do Estoque
Ponto de Pedido
Necessidade de produto (negativa ou positiva)
Ao analisar continuamente estes números você mesmo irá
identificar lacunas e oportunidades para alavancar suas vendas. Estas
informações na mão e um ouvido apurado para identificar as demandas dos
clientes podem transformar seu negócio.
Fonte:http://exame.abril.com.br
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