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Como Ter Sucesso em Seu Novo Negócio
Posted by Matheus Cappella
on
16:10
in
Casos de Sucesso,
Empresas familiares,
Oportunidade de Negócios,
Pequenas e Médias empresas
Quem disse que não há receita para o sucesso não estava
enganado. Mas existem, sim, algumas características comuns a todo empreendedor
bem-sucedido, que podem ajudar qualquer um a avançar alguns passos rumo ao
sucesso. Organização internacional de apoio ao empreendedorismo, a Endeavor
identificou por exemplo que, entre os melhores casos - que cresceram 20% ou
mais nos últimos três anos, 74% - focaram em investir localmente no
início, mas aspiravam tornar suas empresas globais.
Ao identificar traços desse tipo, um estudo realizado pelo
Centro de Empreendedorismo de Alto Impacto da Endeavor entrevistou 55
empreendedores de alto impacto em 11 países e formatou 5 regras básicas para
alcançar o sucesso nos negócios.
“Você pode mirar em um alvo maior e acabar como algo menor de qualquer forma.
Mas, se não começar mirando alto, quase nunca vai chegar lá”, aponta Reid
Hoffman, fundador do LinkedIn e membro do Conselho Global da Endeavor. A
questão que ele coloca é: “Como eu posso entrar nesse jogo?”
Conheça melhor as regras do sucesso nos negócios, acompanhadas de alguns
exemplos mundiais, e descubra como fazer parte desse jogo:
1. Comece com o que você conhece - "As
melhores ideias de negócios costumam estar bem debaixo do seu nariz. Ao começar
uma empresa, em vez de ficar procurando uma ideia extremamente inovadora,
comece com aquilo que você sabe. Os empreendedores podem identificar vantagens
competitivas em uma indústria e receber feedbacks mais rápido quando eles já
conhecem essa indústria e os potenciais consumidores. Muitos empreendedores se
tornaram bem sucedidos criando empresas em áreas em que já tinham experiência".
2. Sonhe grande - "As startups mais
admiradas dos dias de hoje – os Facebooks, Googles e LinkedIns do mundo – são
empresas globais que começaram em mercados locais. Vejamos o Facebook como
exemplo. O Zuckerberg começou o Facebook em um nível bastante local, testando o
conceito original na Universidade de Harvard. Com o tempo, o Facebook cresceu
nacionalmente, e depois globalmente. Hoje, a rede social tem mais de 665
milhões de usuários ativos por dia".
3. Não se prenda ao plano de negócio - "Esqueça
o que os professores dizem, alguns dos empreendedores mais renomados do mundo
nunca escreveram um plano de negócio. Esses empreendedores argumentam que,
enquanto existe, sim, um valor significativo em se pensar sobre os aspectos
fundamentais de um novo negócio, ficar comprometido demais com a cópia
impressa de um plano de negócios sufoca a flexibilidade do empreendedor, o que
torna difícil se adaptar aos desafios e aproveitar novas oportunidades. Ou
seja, quando começar uma empresa, não fique amarrado ao plano de negócio".
4. Procure investimentos e ganhe conselhos -
“É fácil se apaixonar pela sua própria ideia, mas muito mais difícil convencer
os outros dela. O processo de perseguir o investimento e o conselho de outras
pessoas necessita de um rigor de pensamento e um teste prático do plano.
Obviamente, levantar capital pode te dar recursos para uma rápida expansão, mas
o acesso aos conselhos destes investidores e pessoas de confiança é um
componente ainda mais importante do sucesso”.
5. A experiência te leva mais longe - "Alguns
dos empreendedores mais icônicos do mundo descobriram uma ideia de negócio na
garagem da casa dos pais. O sucesso deles sempre levanta a questão: Como jovens
empreendedores com pouca experiência conseguiram criar empresas gigantes? Isso
acontece porque um pouco de experiência já vale muito no caminho rumo ao alto
impacto. Empreendedores sempre precisam de experiência prévia, mas não muita a
ponto de fazê-los evitar riscos e deixarem de ser flexíveis".
Fonte: Yahoo
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