1
Desmascarando mitos sobre o Sono
Se você acredita que você pode trabalhar com menos sono do que você precisa, repor nos finais de semana ou compensar bebendo mais café, aqui estão 5 crenças comuns sobre o sono e por que ele não é exatamente assim:
“Sono é apenas uma maneira de deixar o seu descanso cérebro”
Muitas vezes as pessoas acham que o cérebro está descansando quando elas dormem, mas na verdade é mais ativo à noite do que durante o dia, diz Jim Maas, autor d o livro Sono para o Sucesso.
Durante o sono, o seu
sistema cardiovascular e do cérebro estão fazendo um monte de trabalho quando
se trata de pensar na criatividade e memória. Por exemplo, a memória de
curto prazo armazenado no cérebro durante o sono.
“Eu posso me acostumar a dormir menos”
Se você acredita que pode condicionar-se a operar com menos sono, você está errado. Quando você está cronicamente privados do sono, seus declínios de desempenho mental, diz Phil Gehrman, professor assistente de psicologia clínica na Universidade da Pensilvânia e membro do Centro de sono Penn.
Um estudo de 2003 por
pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e Harvard Medical School
descobriram que o tempo de sono cronicamente reduzindo para seis horas ou menos
por noite prejudica o desempenho cognitivo, tanto quanto ficar acordado por até
duas noites seguidas. "Você vai perder a capacidade de se concentrar,
você tem uma maior probabilidade de cometer erros, e você terá maior
comportamento de risco", diz Michael Breus, um especialista do sono
Scottsdale, Arizona baseado e autor de The Sleep Plano médico Dieta(Rodale
2011).
"Eu posso pagar nos fins de semana"
Estudos recentes mostram que se você não dormir o suficiente durante a semana de trabalho, dormir nos finais de semana não será fácil compensar. Se você perdeu cerca de duas horas de sono por cinco noites consecutivas, Gehrman diz, você precisa durmir 10 horas extras em duas noites cheias de sono. E isso é altamente improvável. Sem o sono extra no fim de semana, você vai começar a próxima semana esgotado, como você estava no final da semana anterior, diz ele. Além do mais, mesmo que você “pague” o sono no fim de semana, isso não vai desfazer o dano feito em termos de perda de produtividade.
"O café é um substituto para a falta de sono"
Não há dúvida de que a cafeína é um antídoto poderoso para sonolência. Ela inibe a adenosina, o químico no cérebro que nos faz sentir sonolento, mas ele pode ir mais longe. Café pode ajudar você a se sentir mais desperto, mas seu corpo não obtém o mesmo alimento de cafeína que ele recebe do sono. Isto significa que a sua velocidade de pensamento e capacidade de se mover através de problemas e situações ainda serão prejudicadas, diz Breus. "Ele mantém você acordado e se movimentando, mas não substitui a necessidade de sono", diz ele. "Seu corpo não cicatriza; sua memória não fica melhor." E mais, além de faze-lo nervoso, a cafeína em excesso pode também fazer com que você se sinta ainda mais sonolento do que antes, quando ele começa a se desgastar,diz Gehrman.
"Dormir mais vai me fazer ganhar peso"
Você pode pensar que estar na cama por mais tempo vai fazer você menos ativo e causar ganho de peso, mas o oposto é verdadeiro. Um estudo em 2011 da Universidade de Chicago descobriram que a falta de sono afeta o metabolismo e pode levar à obesidade. A grelina e leptina, os hormônios em seu cérebro que faz você sentir fome, na verdade, aumentam em seu corpo, com menos sono.
E quando estamos cansados e privados
do sono, tendemos a ter desejos por alto teor de gordura, alimentos ricos em
carboidratos, diz Gehrman.
Fonte:entrepreneur.com