O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de
fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não
ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística
e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar,
pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a
tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade,
entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor
agregado e diferenciais em relação à concorrência.
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do
negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços
e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente. Os resultados
que se esperam da utilização de sistemas que automatizem a Cadeia de Suprimento
são:
-Reduzir custos;
-Aumentar a eficiência;
-Ampliar os lucros;
-Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
-Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
-Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem
competitiva;
-Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor
custo;
-Manter o menor estoque possível.
Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia
de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com
a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem
atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e
entregues, pelos processos de fabricação e distribuição.
É fundamental que as empresas se preocupem com a integração
desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de
informação, pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e
competitiva.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610203002AATTil7