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5 Forças de Porter - Exemplo Prático - Loja de Moto e Bicicleta - Parte 1






Idealizada por Michael Porter em 1979, Destina-se à análise da competição entre empresas. Consideram cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. A metodologia ainda se mostra de grande valia na medida que identifica o grau de atratividade ou de competição em determinado setor ou indústria, onde, quanto menores ou mais bem controladas/minimizadas forem as pressões exercidas pelas 5 forças, maiores serão as chances de determinada empresa obter vantagens competitivas e atingir patamares diferenciados de resultados.

Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Contudo, Essa análise foi concebida para ser utilizada, primeiramente, em empresas de grande porte. Portanto, ela vai ser adaptada para uma análise em uma pequena empresa como a “Loja de Moto e Bicicleta”.


Empresa objeto estudo de caso: “Loja de Moto e Bicicleta”

  • Novos Entrantes: Um dos pontos fracos de ter um comércio voltado para duas rodas. Tanto o ramo de bicicleta quanto o de moto são de fáceis entradas. O investimento inicial não é tão alto e, pelo menos no comércio de bicicletas, a especialização não é difícil. Logicamente, quanto mais sofisticadas são as peças usadas, maior vai ser a dificuldade de se ter novos concorrentes. Porém o local físico da "Loja de Moto e Bicicleta" não favorece o comércio de peças caras. Ou seja, é voltado para as classes “C”, “D” e “E”.

  • Poder de Barganha dos Fornecedores: Felizmente, fornecedores são inúmeros e todos detêm preços bons para o comércio. Salvo a Caloi e a Honda, que são marcas líderes em seus segmentos, na qual certa dependência é encontrada. Portanto, é necessário manter um relacionamento priorizado com essas duas marcas para que as entregas sejam rápidas, os preços competitivos e condições de pagamento priorizadas.

  • Poder de Barganha dos Clientes: O cliente tem uma boa força neste caso. São muitos concorrentes diretos, incluindo os grandes varejistas como casa e vídeo e casas Bahia, que oferecem ótimas condições de pagamento.

  • Ameaça de Surgimento de Produtos Substitutos: Não se vê algum produto substituindo a moto ou a bicicleta. Muito pelo contrário, cada vez mais as pessoas estão utilizando a moto e bicicleta para escaparem do trânsito e do preço alto dos carros e ônibus. O que não se aplica aos dias de chuva.

  • Concorrência: Concorrentes muito fortes e bastante numerosos. Clientes de moto têm a característica de irem para muitos lugares a procura de peças baratas, pela facilidade de se locomover de moto. E no setor de bicicleta, pela facilidade de ter novos entrantes no mercado e a pequena especialização fazem com que surjam inúmeras lojas de bicicleta, ou seja, muitos concorrentes.



    Fonte:http://www.domsp.com.br/midia/ultimos-artigos/5-forcas-de-porter-analise-swot...-quem-sou-onde



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