0
Tipos de Benchmarking
Posted by Matheus Cappella
on
14:50
in
Benchmarking
Breve Histórico
A origem do conceito de Benchmarking é bastante antiga, mas
só na década de 1970 que se tem registro das primeiras práticas de
forma orientada.
Já no início da década de 1980 a XEROX CORPORATION adotou o
termo Benchmarking, que só foi se consolidar, enquanto
metodologia, no final desta.
Apartir da década de 1990 passou a ser atividade fundamental
dentro das empresas que buscam crescimento através da melhoria
de seus processos internos.
Definição
É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.
-Interno: Comparação entre operações (ou partes) que estão dentro
da mesma organização.
EX: TEP vs TEE
-Externo: Comparação entre operações similares de diferentes
organizações.
EX: Operações desenvolvidas por bancos.
-Não Competitivo: Benchmarking contra organizações internas e/ou externas
que não concorrem diretamente no mesmo mercado.
EX: Tapete Vermelho TAM vs Tapete Vermelho 1001
-Competitivo: Comparação direta entre concorrentes no mesmo mercado
ou em mercados similares.
EX: Coca-Cola vs Pepsi
-De desempenho:Comparação entre níveis de desempenho atingidos em
diferentes operações.
EX: Computador COMPAQ
-De práticas: Comparação entre as práticas de operação de uma organização
(forma de fazer as coisas) com aquelas adotadas por outra.
EX: 2 Departamentos do CTC (forma de atender os alunos)
2 Supermercados (disposição do Layout)
Postar um comentário