0

Qual o perfil do 'Profissional do Futuro' ?

Posted by Vitor Melo de Castro on 18:08 in



    
     Olá empreendedores, a 6º edição do evento em que participei,  PROFISSIONAL DO FUTURO, paralelo ao evento Rio Oil & Gas, surgiu para estimular a interação entre os universitários e o mercado, e também devido à crescente demanda de profissionais.


     Durante todo o dia de evento que participei 19/09, funcionários de empresas como Robert Half,  BG,  BP, Arpel, Baker ministraram palestras para universitários, a grande maioria estudantes de engenharia. 
O foco principal que eu notei dessas palestras foi estimular estudantes a investir nessa carreira,  mostrando índices de crescimento do setor, e perspectivas de produção e contratações que devem ocorrer num horizonte de 20 anos.

“Boas carreiras tem a ver com o crescimento do seguimento da indústria”, até 2050, segundo os dados do IBP, oil e gas ainda irão comandar o setor.

Irei compartilhar com vocês alguns pontos que achei interessante desse dia de evento.

Como deve ser e como é esse profissional do futuro? 


  • Inovação: Não deve ser somente para produtos e processos, mais também para pessoas. A inovação para a pessoa, é não deixar que fique obsoleta, as coisas mudam muito rapidamente, então temos que estar sempre nos reciclando.


  • Empreendedorismo: Não significa apenas abrir uma empresa, mais também ser aquele empreendedor corporativo, que soluciona problemas e  que tenha atitude.


  • Diário de bordo: É ficar “antenado” em tudo que te impacta, aprender e registrar, que isso vai ser útil em alguma momento de sua vida.


Qual o perfil de profissional que as empresas procuram?

  • Inglês Fluente, dito por TODOS palestrantes, e realmente, visitando a feira pude reparar que 80% das informações nos estandes, pessoas  circulando e conversando nos corredores, negócios sendo fechados eram em inglês. E essa já é uma tendência do mundo globalizado, inglês já não é mais o diferencial, e sim requisito básico de um profissional, no caso, de petróleo. Agora, o que é ter um ingles fluente ja é outra história, para mim, é saber se comunicar, entender, e ser entendido.


  • Flexibilidade, trabalho em equipe, capacidade de aceitar diversidades (diferença de cultura e pensamento) e pensamento globalizado: Em empresas multinacionais você lida com pessoas do mundo todo o tempo todo.


  • Autoconhecimento / Iniciativa/ Senso de responsabilidade ética, são auto explicativas.


Como avaliar as possibilidades de emprego? 

A um tempo atrás em que as pessoas tinham pouquíssimas oportunidades de emprego o que aparecesse certamente seria aceito, mais hoje em dia, o mundo de oportunidade que vem se abrindo, você pode sim escolher onde quer trabalhar.

  • Entender quais são suas motivações para trabalhar nessa ou naquela empresa.
  • Entender a estrutura da empresa.
  • Estudar o posicionamento no cenário mundial, avaliar as expectativas de crescimento da empresa.    

Quais são os principais motivos de aceite de uma proposta de emprego?(pesquisa)

1º  Reputação da empresa
2º  Produto e a sua marca
3°  Cultura da empresa

    Essas informações descritas ao longo da post servem não só para os estudantes ou profissionais que querem se inserir no setor de petróleo ou outro setor, mais também para donos de empresas que querem contratar profissionais, pois, esse é o perfil de profissional do futuro, é a tendência do mercado. E está dando certo para as empresas!

0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.