Está procurando por isso?

0

Empresas Familiares - Parte I

Posted by Matheus Cappella on 23:58 in


    O fato é que as empresas familiares têm um papel substancial na economia mundial, porém, ao contrário de outros tipos de empresas, as empresas familiares possuem características próprias que foram pouco estudadas por muito tempo. Segundo Vidigal (2000) a empresa familiar foi relegada durante muito tempo nos estudos de administração de empresas. Recentemente tem sido objeto de importantes e sérias análises em destacadas universidades, como Harward nos Estados Unidos e  European  Institute of Business Administration (Enseada) e Internacional Instituition for Management Development (IMD) na Europa, que criaram cadeiras ou programas específicos para tratarem deste tema.

    No Brasil, esse tipo de empresa cresceu em uma economia caracterizada pelo elevado protecionismo alfandegário, regulamentações, subsídios e créditos do governo, associados a mercados pouco desenvolvidos. Entretanto, como foram resultado da proteção governamental, seu desenvolvimento foi de baixa eficiência por não terem muitos concorrentes dentro do país. Ou seja, a “pureza” familiar passou a ganhar mercado no Brasil e principalmente em países emergentes


    A medida em que este regime econômico protetor entrou em decadência, as empresas estão tendo que reestruturar suas atividades e mudar sua maneira de fazer e administrar os negócios, procurando outras fontes de financiamento. Isto, provavelmente, as obrigará a iniciar ou aumentar a sua utilização dos mercados de capitais, em geral, e acionários, em particular. 

    Essa tendência figura hoje na economia brasileira. Ou seja, para sobreviverem, estas empresas tiveram que passar por mudanças profundas em sua estrutura envolvendo fatores como sucessão, abertura de capital e gestão profissional. Todavia, este processo se mostrou bastante penoso para este tipo de empresa e os números mostram isso. Em todo o mundo, a menor parte das empresas familiares sobrevive numa segunda geração e uma minoria desprezível suporta a terceira.


0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.