Está procurando por isso?

0

Tipos de Arranjo

Posted by Vitor Melo de Castro on 11:22 in
 
  



    O Arranjo Físico se preocupa com o posicionamento dos recursos de transformação, por isso, é fundamental para o bom planejamento das instalações. Iremos explicar os tipos básicos de arranjo.

Arranjo Físico Celular: É caracterizado pelo agrupamento dos equipamentos (em forma de U) para produzir uma família de produtos, aumentar a interação dos funcionários, reduzir o manuzeio, transporte e estoque de materiais. Nessse tipo de layout, os itens a serem produzidos são organizados em grupos por similaridade de processo, criando 'células' dedicadas a eles.


Arranjo Físico por Processo (funcional ou Job Shop): Caracterizado pelo agrupamento de equipamentos com funções iguais, do mesmo "tipo " de processo. Suas vantagens são a melhor utilização das máquinas, adaptação a uma variedade de produtos, demanda interminente e facilidade de continuidade da produção caso de quebra de máquina ou falta de material.
Ex: Supermercado


Arranjo Físico por Produto (em Linha ou Flow): Aquele em que os recursos de transformação estão configurados na sequencia específica para a melhor conveniência do produto ou do tipo de produto.
Ex: Linha de montagem


Arranjo Físico por Projeto (posicional ou de posição fixa): É mantido o material ou componentes principais em lugar fixo, normalmente de grande porte. As vantagens são a redução do transporte de unidades montadas, não ser afetado por mudanças nos produtos e não requerer estudos custosos.
Ex: Navio

Arranjo Físico Combinado (Misto ou híbrido): Os melhores arranjos sõ normalmente derivados da combinação dos quatro tipos básicos: Posicional, por processo, Celular e por Produto


0 Comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2009 Café com Empreendedor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.